Translate

24/11/2015

A Escrita dos cálculos e as técnicas operatórias

A Escrita dos cálculos  e as técnicas operatórias


Segundo Kami (1986 p.23), o conhecimento lógico matemático está relacionado ao conceito de número onde a criança constrói o número a partir do pensamento desenvolvido pelo seu raciocínio. Também defende que a criança não aprende matemática memorizando e repetindo e sim por meio de  situações problemáticas utilizando o conhecimento do seu cotidiano social. Também destaca que os professores devem propor atividades numéricas que motivem e estimulem a curiosidade sobre o ato de pensar e refletir sobre os números interagindo com seus colegas de sala.
Para Piaget além de o conhecimento acontecer  por meio das interações é necessário que o professor tenha um embasamento teórico estimulando o aluno por meio de desafios que os auxiliem a encontrar respostas que contribuam para o seu desenvolvimento de raciocínio lógico em relação ao conhecimento  dos cálculos matemáticos por meio da escrita e a técnica operatória utilizada.
Sendo assim os dois teóricos afirmam que os jogos tem um papel fundamental no ensino da disciplina de matemática ampliando o raciocínio mental e desenvolvendo diversas habilidades em relação à construção do número.
Segundo o Plano Nacional de Alfabetização da Idade Certa quando a criança em alfabetização conta nos dedos está fazendo matemática e se constituindo em um ser matemático pelo meio de contagem utilizada. A estruturação do número decimal com base 10  reforçando o agrupamento de 10 em 10 esta associada ao corpo humano tendo como referência os dedos das mãos pelo fato de utilizarmos com agrupamentos de 10. A construção da sequência numérica com correspondência de um a um favorece a construção das operações que serão formalizadas por meio dos algoritmos.
Segundo Guy Brouseau um dos pioneiros da didática de matemática afirma que para  o aluno compreender a matemática é necessário que o conhecimento seja determinado por uma situação planejada pelo professor, onde o aluno desenvolverá estratégias para solucionar e validar resultados perante ao professor e aos colegas atingindo o seu conhecimento e desenvolvimento perante a compreensão matemática tanto na escrita como na leitura e principalmente no raciocínio lógico.
Diante destas teorias de ensino aprendizagem é essencial que o professor valorize o ensino Matemática quanto o ensino da Língua Portuguesa, alfabetizando a criança não somente para ler e escrever e sim a compreender o que está sendo ensinada de forma significativa, construtiva e reflexiva. Onde o professor, situações / problemas e o estímulo devem estar interligados para o fortalecimento da construção de número em cada aluno.

Referência:
RAMOS, Luzia FARACO. Conversas sobre números ações e operações. Editora Ática. 1ª edição São Paulo. PLT 550.
KAMI, Constance. A criança e o número. Campinas: Editora Papirus,2000.
Imagens relacionadas à matemática.  Site disponível: https://www.google.com.br/search. Acesso 23/11/2015
 Plano Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Construção do sistema de Numeração Decimal. Site disponível: http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/cadernosmat/PNAIC_MAT_Caderno%203_pg001-088.pdf. Acesso 23/11/2015
Revista Escola. Guy Brosseau: referência na didática de Matemática. Site disponível http://revistaescola.abril.com.br/matematica/fundamentos/pai-didatica-matematica-427127.shtml. Acesso 23/11/2015
Brasil Escola. O ensino de matemática sob a visão de Piaget. Site disponível: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/o-ensino-matematica-sob-visao-piaget.htm Acesso 23/11/2015






Nenhum comentário:

Postar um comentário