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24/11/2015

A importância do cálculo mental para a construção do número


Muitas pessoas acreditam que realizar um cálculo mental e realizar as contas bem rápidas, mas isso é somente um equívoco. A criança ao realizar um cálculo mental está lhe atribuindo um grande avanço mental em perceber que poderá encontrar vários caminhos para resolver uma situação problema. Sendo assim é por meio do cálculo mental que o aluno aprenderá a criar estimativas pelo simples fato de ler e imaginar um resultado aproximado associando dezena  com dezena, unidade com unidade e fazendo a decomposição.
Constance Kami defende a importância do cálculo mental nas escolas como estratégias que facilitaria a resolução de problema e aumentaria o conhecimento do campo numérico.
Infelizmente o cálculo mental nas escolas não é tão estimulado como os algoritmos. Tudo isso ocorre porque é mais fácil planejar atividades com muitas continhas do que elaborar atividades  que desenvolvam habilidades  de calculo mental.
Diante desta realidade é fundamental que os futuros educadores desenvolvam em sala de aula atividades voltadas para situações problemas relacionando a matemática com o cotidiano social que o aluno está inserido, pois sabemos que realizamos a e praticamos a matemática o tempo todo e às vezes esquecemos que está criança quando vem para escola também já tem um conhecimento prévio sobre a matemática sem ao menos perceber que está realizando um cálculo por ser realizado de forma natural  e desencadeadas por situações vividas do seu cotidiano. Então cabe ao professor despertar a curiosidade desta criança para o ensino de matemática de forma prazerosa e criativa, trazendo jogos educativos que favorecem e desenvolvam habilidades voltadas para a construção do número e outras áreas da matemática.





Referência:
RAMOS, Luzia FARACO. Conversas sobre números ações e operações. Editora Ática. 1ª edição São Paulo. PLT 550.
KAMI, Constance. A criança e o número. Campinas: Editora Papirus,2000.
Imagens relacionadas à matemática.  Site disponível: https://www.google.com.br/search. Acesso 23/11/2015
 Plano Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Construção do sistema de Numeração Decimal. Site disponível: http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/cadernosmat/PNAIC_MAT_Caderno%203_pg001-088.pdf. Acesso 23/11/2015
Revista Escola. Guy Brosseau: referência na didática de Matemática. Site disponível http://revistaescola.abril.com.br/matematica/fundamentos/pai-didatica-matematica-427127.shtml. Acesso 23/11/2015

Brasil Escola. O ensino de matemática sob a visão de Piaget. Site disponível: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/o-ensino-matematica-sob-visao-piaget.htm Acesso 23/11/2015

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