A importância do cálculo mental para a construção do número
Muitas pessoas acreditam que realizar um
cálculo mental e realizar as contas bem rápidas, mas isso é somente um
equívoco. A criança ao realizar um cálculo mental está lhe atribuindo um grande
avanço mental em perceber que poderá encontrar vários caminhos para resolver
uma situação problema. Sendo assim é por meio do cálculo mental que o aluno aprenderá
a criar estimativas pelo simples fato de ler e imaginar um resultado aproximado
associando dezena com dezena, unidade
com unidade e fazendo a decomposição.
Constance Kami defende a importância do
cálculo mental nas escolas como estratégias que facilitaria a resolução de
problema e aumentaria o conhecimento do campo numérico.
Infelizmente o cálculo mental nas escolas não
é tão estimulado como os algoritmos. Tudo isso ocorre porque é mais fácil
planejar atividades com muitas continhas do que elaborar atividades que desenvolvam habilidades de calculo mental.
Diante desta realidade é fundamental que os
futuros educadores desenvolvam em sala de aula atividades voltadas para
situações problemas relacionando a matemática com o cotidiano social que o aluno
está inserido, pois sabemos que realizamos a e praticamos a matemática o tempo
todo e às vezes esquecemos que está criança quando vem para escola também já
tem um conhecimento prévio sobre a matemática sem ao menos perceber que está
realizando um cálculo por ser realizado de forma natural e desencadeadas por situações vividas do seu
cotidiano. Então cabe ao professor despertar a curiosidade desta criança para o
ensino de matemática de forma prazerosa e criativa, trazendo jogos educativos
que favorecem e desenvolvam habilidades voltadas para a construção do número e
outras áreas da matemática.
Referência:
RAMOS, Luzia FARACO.
Conversas sobre números ações e operações. Editora Ática. 1ª edição São Paulo.
PLT 550.
KAMI, Constance. A
criança e o número. Campinas: Editora Papirus,2000.
Imagens relacionadas à
matemática. Site disponível: https://www.google.com.br/search.
Acesso 23/11/2015
Plano Nacional pela Alfabetização na Idade
Certa. Construção do sistema de Numeração Decimal. Site disponível: http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/cadernosmat/PNAIC_MAT_Caderno%203_pg001-088.pdf.
Acesso 23/11/2015
Revista Escola. Guy
Brosseau: referência na didática de Matemática. Site disponível http://revistaescola.abril.com.br/matematica/fundamentos/pai-didatica-matematica-427127.shtml.
Acesso 23/11/2015
Brasil Escola. O ensino
de matemática sob a visão de Piaget. Site disponível: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/o-ensino-matematica-sob-visao-piaget.htm
Acesso 23/11/2015
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