Situações Matemáticas
01-
João tem 15 carrinhos, ganhou da sua mãe
05 carrinhos. Foi brincar na rua e perdeu 02 carrinhos. Com quantos carrinhos
João voltou para casa?
02-
Maria tem 6 flores para colocar igualmente em
3 vasos. Quantas flores colocaram em cada vaso?
Público Alvo: 2º ano
Objetivo: Observar
formas matemáticas que a criança utiliza no seu dia a dia;
Desenvolver
habilidades de cálculo mental por meio de situações problemas.
Passo 03:
Desenvolvimento da proposta
Foi
apresentado para o aluno do 2º ano a 1ª situação problema. Onde o aluno leu e
resolveu a situação, utilizando os dedos como forma de contagem seguindo uma
sequência numérica. Também utilizou do
algoritmo e armou a conta, conservou a quantidade inicial na hora de realizar
as operações, tem a construção de
unidade e dezena desenvolvida em seu raciocínio mas nota-se que não teve a
habilidade de realizar um cálculo mental.
Não tendo dúvidas em relação ao sinal de +( mais) ou - (
menos) na hora de montar as contas entendeu a situação e resolveu com clareza.
Em
seguida apresentei a 2 ª atividade relacionada com a 2ª situação problema. No
qual o aluno não conseguiu resolver de imediato e precisou da minha intervenção.
Li com ele a situação e perguntei: Tenho
6 flores e preciso distribuir para três vasos?
Em seguida ele desenhou três vasos e foi colocando em forma de desenho
uma flor para cada vaso e disse vou ter que colocar 02 flores para cada vaso. A
criança teve dificuldade ao realizar este tipo de operação e precisou utilizar objetos para resolver o problema. Nota-se que é precisa
desenvolver atividades que envolvam agrupamento, pois ainda está na seriação intuitiva,
onde precisa utilizar os dedos e objetos para realizar as operações
matemáticas.
Referência:
RAMOS,
Luzia FARACO. Conversas sobre números ações e operações. Editora Ática. 1ª
edição São Paulo. PLT 550.
KAMI,
Constance. A criança e o número. Campinas: Editora Papirus,2000.
Imagens
relacionadas à matemática. Site
disponível: https://www.google.com.br/search.
Acesso 23/11/2015
Plano Nacional pela Alfabetização na Idade
Certa. Construção do sistema de Numeração Decimal. Site disponível: http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/cadernosmat/PNAIC_MAT_Caderno%203_pg001-088.pdf.
Acesso 23/11/2015
Revista
Escola. Guy Brosseau: referência na didática de Matemática. Site disponível http://revistaescola.abril.com.br/matematica/fundamentos/pai-didatica-matematica-427127.shtml.
Acesso 23/11/2015
Brasil
Escola. O ensino de matemática sob a visão de Piaget. Site disponível: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/o-ensino-matematica-sob-visao-piaget.htm
Acesso 23/11/2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário