Translate

23/11/2015

Situações Matemáticas

Situações Matemáticas 
01-  João tem 15 carrinhos, ganhou da sua mãe 05 carrinhos. Foi brincar na rua e perdeu 02 carrinhos. Com quantos carrinhos João voltou para casa?
02-   Maria tem 6 flores para colocar igualmente em 3 vasos. Quantas flores colocaram em cada vaso?
Público Alvo: 2º ano
Objetivo: Observar formas matemáticas que a criança utiliza no seu dia a dia;
Desenvolver habilidades de cálculo mental por meio de situações problemas.
Passo 03: Desenvolvimento da proposta
Foi apresentado para o aluno do 2º ano a 1ª situação problema. Onde o aluno leu e resolveu a situação, utilizando os dedos como forma de contagem seguindo uma sequência numérica. Também   utilizou do algoritmo e armou a conta, conservou a quantidade inicial na hora de realizar as operações, tem a construção  de unidade e dezena desenvolvida em seu raciocínio mas nota-se que não teve a habilidade de realizar um cálculo mental.  Não tendo dúvidas em relação ao sinal de +( mais)  ou  - ( menos) na hora de montar as contas entendeu a situação e resolveu com clareza.


Em seguida apresentei a 2 ª atividade relacionada com a 2ª situação problema. No qual o aluno não conseguiu resolver de imediato e precisou da minha intervenção. Li  com ele a situação e perguntei: Tenho 6 flores e preciso distribuir para três vasos?  Em seguida ele desenhou três vasos e foi colocando em forma de desenho uma flor para cada vaso e disse vou ter que colocar 02 flores para cada vaso. A criança teve dificuldade ao realizar  este tipo de operação  e precisou  utilizar  objetos  para resolver o problema. Nota-se que é precisa desenvolver atividades que envolvam agrupamento, pois ainda está na seriação intuitiva, onde precisa utilizar os dedos e objetos para realizar as operações matemáticas.



Referência:
RAMOS, Luzia FARACO. Conversas sobre números ações e operações. Editora Ática. 1ª edição São Paulo. PLT 550.
KAMI, Constance. A criança e o número. Campinas: Editora Papirus,2000.
Imagens relacionadas à matemática.  Site disponível: https://www.google.com.br/search. Acesso 23/11/2015
 Plano Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Construção do sistema de Numeração Decimal. Site disponível: http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/cadernosmat/PNAIC_MAT_Caderno%203_pg001-088.pdf. Acesso 23/11/2015
Revista Escola. Guy Brosseau: referência na didática de Matemática. Site disponível http://revistaescola.abril.com.br/matematica/fundamentos/pai-didatica-matematica-427127.shtml. Acesso 23/11/2015

Brasil Escola. O ensino de matemática sob a visão de Piaget. Site disponível: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/o-ensino-matematica-sob-visao-piaget.htm Acesso 23/11/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário